Alguns estabelecimentos tiveram atividades parcialmente suspensas
A vigilância sanitária está investigando cinco clínicas de transplante e implante capilar em Cuiabá a pedido do Ministério Público Estadual, que recebeu denúncias de irregularidades nos locais.
Conforme apuração, algumas dessas unidades já passaram por vistoria e sofreram notificações e sanções, que incluem a suspensão de atividades como realização dos procedimentos cirúrgicos. Em razão disso, algumas unidades passaram a fazer os procedimentos em centros cirúrgicos alugados.
As clínicas foram denunciadas na Ouvidoria do Ministério Público Estadual. O órgão, após análise preliminar da Promotoria do Consumidor, encaminhou as denúncias com os nomes das clínicas para a Vigilância Sanitária de Cuiabá.
A Vigilância Sanitária divulgou nota que as vistorias foram realizadas com base na Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em nota, a Vigilância explica quais os critérios para as inspeções.
“São avaliadas as boas práticas para funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e gestão, e, na redução e controle de riscos sanitários aos usuários e meio ambiente, que estão detalhadas no Regulamento Técnico publicado através da RDC Anvisa nº 63/2011”, diz trecho de nota encaminhada pela Secretaria de Saúde de Cuiabá.
O órgão afirmou que as vistorias nas clínicas de implantes capilares já estavam previstas, mas que ocorreram denúncias, além das recebidas e encaminhadas pelo Ministério Público.
“Somado a essa demanda temos recebido algumas denúncias, inclusive do Ministério Público, relacionadas a atividade de implante capilar, e alguns estabelecimentos já foram inspecionados, onde são apontadas as não conformidades, que dependendo da situação são aplicadas medidas cautelares de suspensão parcial ou total de atividades e instaurado processo administrativo sanitário, fundamentados nas legislações sanitárias vigentes”, acrescenta a nota da Vigilância Sanitária.
TRANSPLANTE
Transplante ou implante capilar é uma técnica cirúrgica que consiste em remover cabelo de uma área doadora do paciente e transplantá-los para um local sem cabelos, inserindo fio por fio, mantendo preservadas as raízes.
(Via: Folhamax)