A umidade do ar está em 12%, índice de deserto, e a Defesa Civil emitiu um alerta para a população
Um vídeo filmado na Avenida Lava Pés, em Cuiabá, mostrou o termômetro registrando 44°C na tarde desta quarta-feira (4). Essa já é uma das mais altas temperaturas este ano na Capital.
O vídeo foi enviado por um leitor ao MidiaNews. A máxima prevista pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) para esta quarta era de 40°C, mas os termômetros de rua costumam registrar a sensação térmica, que pode ser maior por se tratar de uma avenida na região central.
Outro termômetro na Praça da República, Centro, registraram 43°C.
A Defesa Civil emitiu um alerta de que a umidade do ar estaria abaixo de 12% nesta quarta, índice de deserto. O recomendado para a saúde é acima de 60%.
O estado sofre os efeitos de uma onda de calor, que está atingindo boa parte do Brasil. Na região da baixada cuiabana, a previsão era de que as temperaturas ficassem até 5°C acima da média para o período.
Sem melhoras por enquanto
De acordo com a previsão do Cptec, o forte calor e o tempo seco vão permanecer em Cuiabá pelos próximos dias, que não tem sinais de mudanças.
Nesta quinta-feira (5), a mínima é de 24°C e a máxima de 38°C. Na sexta-feira (6), a mínima será de 21°C e a máxima sobe para 39°C.
Já no fim de semana, é esperado 40°C ou mais de máxima. Todos os dias sem previsão de chuva na região.
Além disso, o risco de incêndios florestais segue altíssimo. Diversos focos de queimadas próximo à Cuiabá têm deixado o céu da Capital cheio de fumaça diariamente.
Veja:
GALERIA DE FOTOS
Reprodução
Termometro cuiaba calor
Reprodução