27 vereadores serão diplomados para atuar na legislatura 2025/2028; no mesmo dia os parlamentares escolherão a nova Mesa Diretora e também darão posse o novo prefeito de Cuiabá | (Via: Leia.gora)
Os técnicos da Câmara de Vereadores de Cuiabá já estão correndo contra o tempo para preparar toda a documentação para a posse dos 27 parlamentares que irão compor a legislatura 2025/2028 do Legislativo Cuiabano. A posse oficial acontece no dia 1º de janeiro de 2025 e no mesmo dia os vereadores irão escolher o presidente da Mesa Diretora e dar posse ao prefeito eleito, Abilio Brunini (PL).
Como foi explicado pelo secretário de apoio legislativo da Câmara, Eronildes Dias, a sessão solene do dia 1º de janeiro começa às 9h. Neste dia, a sessão será presidida pela vereadora mais votada nas eleições de 2024, Samantha Iris (PL) que conquistou a marca de 7.460 votos. Caso ela não possa presidir, caberá ao vereador mais velho, que no caso é Chico 2000 (PL).
Se Chico 2000 estiver disputando a eleição para a Mesa Diretora, ele será substituído por outro vereador. Durante a sessão de posse, os 27 parlamentares farão o juramento e depois serão empossados como vereadores.
Após a cerimônia, haverá a eleição para a Mesa Diretora da Câmara. Os 27 vereadores irão escolher a chapa que irá ocupar os cinco cargos da Mesa: Presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, primeiro secretário e 2º secretário.
Com a Mesa Diretora escolhida, os vereadores irão dar a posse ao prefeito eleito Abilio Brunini. A partir daqui quem comanda a cerimonia é o novo presidente eleito da Casa de Leis.
Lembrando que a partir de 2025, a Câmara terá mais dois vereadores, portanto, a atual presidência da Casa busca uma forma de organizar mais dois gabinetes para receber os vereadores. O presidente Chico 2000 já afirmou que dois gabinetes grandes serão divididos e as obras devem começar neste mês de novembro para que no dia 1º de janeiro tudo esteja pronto.