Prefeito rebate governador e expõe promessas não cumpridas em Pontes e Lacerda

O prefeito Alcino Barcellos afirmou que Mendes perdeu seu respeito por falhar em dois quesitos “lealdade e gratidão”

Reprodução | (Via: VGN)

Prefeito rebate governador e expõe promessas não cumpridas em Pontes e Lacerda

O prefeito do município de Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá), Alcino Barcellos (PL) respondeu as críticas do governador Mauro Mendes (União) por gravar vídeo afirmando que a cidade precisa sair do isolamento e se “alinhar” com o Governo do Estado.

Barcellos afirmou que Mendes perdeu seu respeito por falhar em dois quesitos “lealdade e gratidão”. A confusão iniciou em razão da disputa à Prefeitura de Pontes e Lacerda, após Mendes manifestar apoio ao candidato Dito Braga (PRD), enquanto o prefeito defende a eleição de Jakson Bassi (PL).

Segundo Barcellos, ainda que “isolado”, ou seja, sem o alinhamento, a administração municipal, conseguiu zerar filas na saúde e cumprir obrigações de competência estadual. “Foi nesse isolamento que conseguimos zerar filas de um montão de coisas na saúde que não são obrigações nossas, inclusive catarata”, enfatizou o prefeito.

Alcino Barcellos externou sua decepção em relação as obras do novo Hospital Regional. Segundo ele, em março deste ano, foi prometido que em dois meses seria escolhido o terreno para fazer o projeto e licitar o mais breve possível. “Nem escolheu o terreno, nem escolheu o projeto.”

Ele também expôs as dificuldades para conseguir leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) nos hospitais do Estado e a negativa de Mendes em construir leitos de UTIs na unidade de saúde do município.

“Sabe quantos dias estamos demorando para conseguir uma vaga de UTI, dois, três dias, estamos perdendo vidas nesse hospital que o senhor [Mauro Mendes] falou que não tinha estrutura, que o senhor falou que não construía UTI aqui, porque o senhor disse para mim, que não fazia gambiarra, mas é esse hospital simples aqui, que está salvando a vida de todos”, declarou o prefeito.

Ele manifestou, ainda, que precisa implorar por recursos para a saúde do município. “Eu pergunto quantos milhões o senhor investe em Sorriso e Sinop? Este hospital deveria receber no mínimo R$ 2 milhões porque cuida da região inteira”

Infraestrutura

Alcino Barcellos afirmou que, mesmo no isolamento, a administração municipal asfaltou 99% da cidade. Segundo ele, quando assumiu, a cidade estava menos que a metade asfaltada.

“Se eu fosse esperar pelo Governo do Estado, eu estaria igual Vila Bela, Jauru, Mirassol, cidades mais antigas que Pontes e Lacerda e não têm asfalto. Foi nesse isolamento que construímos 32 pontes de concreto, acabamos com as pontes de madeira. Foi nesse isolamento que transformamos a saúde da cidade, antigamente as ambulâncias aqui eram velhas, caindo aos pedaços”, destacou o prefeito.

Ele mostrou a estrada no matão asfaltada no Governo Mauro Mendes com recursos do produtor. “Quem pagou esse asfalto aqui do Matão fomos nós. Cada cabeça de gado que matamos aqui, milhares por dia. O que já pagamos de Fethab aqui daria para ter asfaltado três vezes a estrada do Matão.”

Habitação

Barcellos também criticou o governador Mauro Mendes por prometer dois mil casas há uma semana da eleição. Ele questionou Mendes por não implementar antes políticas habitacionais, seja em Pontes de Lacerda ou em outros municípios próximos, como Cáceres, Vila Bela de Santíssima Trindade e Comodoro. “O senhor está no Governo há seis anos.”