Empreendimentos foram alvos da Operação Ragnatela, desencadeada na semana passada em Cuiabá
As investigações da Operação Ragnatela chegaram ao nome de pelo menos cinco empresas que seriam usadas exclusivamente como “instrumento” para a lavagem de dinheiro para uma facção criminosa em Cuiabá.
A lavagem seria feita por meio da produção de shows de artistas nacionais. São suspeitos de participar do esquema empresários e até agentes públicos que teriam facilitado as licenças e alvarás para os eventos.
Segundo o inquérito, as casas noturnas Dallas Bar Eireli, Strick Pub Bistro e Restaurante Ltda e as empresas Restaurante e Peixaria Mangueira Ltda, Dom Carmindo Lava Jato e Conveniência e W.A da Costa Pereira (Expresso Lava Car) seriam usadas “exclusivamente como instrumento para a prática dos crimes”.
Entre as empresas relacionadas pela investigação, quatro estabelecimentos foram confirmados como sendo usados para a realização dos shows e eventos.
São elas as casas noturnas Dallas Bar Eireli, Strick Pub Bistro e Restaurante Ltda, Restaurante e Peixaria Mangueira Ltda e também o Espaço de Eventos Complexo Beira Rio, todos eles localizados em Cuiabá.
O principal empreendimento do grupo era o Dallas Bar, registrado em nome de Willian Aparecido da Costa Pereira, apelidado de “Gordão”. As atividades da casa noturna teriam começado em 26 de março de 2015 com a razão social “Dum Comércio de Alimentos Ltda”. O capital social estava estimado em R$ 200 mil.
Registros
O inquérito policial trouxe os endereços dessas empresas e registros fotográficos tanto de alguns desses estabelecimentos como de alguns investigados no local, a exemplo do empresário Willian Gordão saindo do Dallas Bar durante o dia.
A Strick Pub Bistro e Restaurante Ltda, por exemplo, estava localizada na Avenida Manoel José de Arruda, no Grande Terceiro.
O lava jato Dom Carmindo, por sua vez, estava instalado na Avenida Carmindo de Campos.
A Polícia identificou outro ponto comercial que teria sido utilizado pelos investigados como forma de dissimular a origem ilícita do dinheiro, o Clube CT Mangueiras LTDA, aberto em abril de 2022. O ponto está localizado na Rua Paranatinga, no Bairro Praeirinho.
Os investigadores apuraram que houve alteração cadastral no nome fantasia e no endereço de uma das empresas de Willian Gordão, a W.A da Costa Pereira. De Espresso Lava Car, o local passou a se chamar Complexo Beira Rio Eventos e saiu do Bairro Paiaguas para o Bairro Jardim Europa.
Em setembro de 2022 o CT Mangueiras sediou uma feira de carros usados promovida por uma garagem chamada Red Car e, segundo a Polícia, “não deixando dúvidas que tais empreendimentos pertencem à facção criminosa Comando Vermelho”.
(Via: MidiaNews)