Chapa foi protocolada na segunda e deverá ser referendada na sessão desta quarta-feira (7)
JL Siqueira/ALMT | (Via: MidiaNews)
Futuro presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Max Russi (PSB) disse não acreditar que a sua chapa seja eleita por unanimidade na sessão que ocorre na próxima quarta-feira (7).
“Eu tinha todos os votos, mas acabou tendo uma divisão na briga pela primeira-secretaria”
“Difícil. Pode ter 18, 19 ou 20 votos. O importante é que os votos que tiver já estarão bons e a gente vai administrar a Assembleia”, disse em coletiva a imprensa.
Atual primeiro-secretário da Casa, Max encabeça a chapa única, com dez membros, que comandará o Legislativo Mato-Grossense no próximo biênio (2025/2026).
Entre os principais cargos estão o de vice-presidente, que ficou com o deputado Júlio Campos (União), e o de primeiro-secretário, que será o Dr. João (MDB).
O parlamentar explicou que a unanimidade em torno de seu nome não foi possível por causa da disputa pela primeira-secretaria, entre Beto Dois a Um (PSB) e Janaina Riva (MDB).
“Eu tinha todos os votos, mas acabou tendo uma divisão na briga pela primeira-secretaria. Isso pode ter atrapalhado alguma coisa, mas no andar a gente irá compor com todos os deputados e a ideia nossa é o fortalecimento da Assembleia. Se eu tiver 13 votos, estarei muito feliz. Vou comemorar”, afirmou.
A disputa
A disputa pela primeira-secretaria, responsável por administrar o cofre de cerca de R$ 800 milhões, esteve no centro das discussões.
Pressionada, Janaina Riva então recuou, e o deputado Dr. João foi indicado para o cargo como nome de consenso da maioria dos parlamentares. Max garantiu, no entanto, que não houve interferência do Palácio Paiaguás, onde o nome da deputada enfretava resistência.
“O Governo não interveio em nada. Tinha um problema pontual [na primeira-secretaria], mas não interferiu em nada”, disse.
A Mesa Diretora
Além dos três principais cargos, ainda foram definidos como segundo-secretário o deputado Paulo Araújo (PP), terceiro-secretário Diego Guimarães (Republicanos), o quarto Elizeu Nascimento (PL), o quinto Fábio Tardin (PSB) e o sexto Juca do Guaraná (MDB).
O segundo-vice-presidente será Gilberto Cattani (PL) e o terceiro vice-presidente, Wilson Santos (PSD).
Nem Janaina, nem Beto ocuparam cargo na próxima Mesa.