(Via: NovidadesMT)

O governador Mauro Mendes (UB) desmentiu o candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho (UB) afirmando que o deputado foi sim a favor da Lei do Transporte Zero que proíbe a pesca em todo o estado. Em coletiva de imprensa, visivelmente exaltado, o governador aproveitou para, mandar um recado ao correligionário: “se ganha a eleição falando a verdade”.
A briga entre os dois começou na semana passada, quando Botelho disse em entrevista ao podcast do site Olhar Direto que ele foi um dos deputados que lutou para barrar a lei que proíbe a comercialização, transporte e armazenamento dos peixes por cinco anos. Como a lei foi judicializada pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), Botelho disse que está tentando organizar uma visita ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes para conscientizar o magistrado em votar a favor da derrubada da lei.
Questionado sobre esta fala, na manhã desta segunda-feira (9) o governador Mauro Mendes desmentiu o colega de partido e disse que Botelho sempre foi a favor da lei e que ele só não votou porque queria agradar os pescadores. Mauro ainda disse que Botelho deve cumprir com o que combinou.
“Botelho tem que parar de achar que tem que fazer campanha querendo agradar todo mundo. Se faz campanha, com verdade. Ele disse pra mim que era a favor [da Lei da Pesca], mas não podia votar porque tinha uns pescadores lá. Ele assumiu importantes compromissos comigo e eu quero que ele cumpra os compromissos que ele assumiu”, disse o revoltado Mauro Mendes.
A Lei do Transporte Zero (12.197/2023) é de autoria do governador Mauro Mendes e foi aprovada em 2023. Ela entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2024 e desde o início o tema causa revolta nos pescadores que passaram a sofrer com a queda na renda familiar por não poderem mais trabalhar.
Em virtude disso, o MDB nacional, por meio do deputado Emanuelzinho, protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para derrubar a lei. O ministro relator, André Mendonça determinou que a ação fosse remetida ao plenário do STF que ainda não votou o tema.
Enquanto a lei não é votada, a relação de Botelho e Mauro está se deteriorando, haja vista que esta é só uma fagulha que mostra que ambos não estão na mesma sintonia.
“Se for pensar em agradar todo mundo, você acaba não agradando ninguém. Mesmo ganhando, perde-se depois. Se ganha eleição falando a verdade, mostrando os problemas que o Cuiabá tem, eu já disse isso a ele. Não adianta ficar querendo agradar todo. Fale a verdade! Seja sincero!”, disse o governador mostrando que a cada dia se arrepende de ter escolhido Botelho em detrimento de Fábio Garcia.