Lula não é convidado para posse de Trump e Brasil deve ser representado por embaixadora

(Via: Conexão Política)

A posse presidencial de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, nos Estados Unidos, contará com a presença de líderes internacionais como Benjamin Netanyahu (Israel), Javier Milei (Argentina), Santiago Peña (Paraguai), Nayib Bukele (El Salvador), Giorgia Meloni (Itália) e até Xi Jinping (China), que receberam convite para o evento.

No entanto, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a cerimônia. Tradicionalmente, presidentes eleitos dos Estados Unidos não costumam convidar outros chefes de Estado para suas posses, embora Trump tenha quebrado essa tradição em seu último mandato, fazendo convites a alguns presidentes, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula, ainda assim, ficou de fora da lista de convidados.

Bolsonaro, por sua vez, mesmo tendo sido convidado, aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para poder viajar. O ministro Alexandre de Moraes, que determinou o impedimento de Bolsonaro de deixar o país, ainda não decidiu se devolverá o passaporte ao ex-presidente, que está sem o documento desde a imposição da medida.