(Via: HNT) A atual vice-presidente da Casa disputa a cadeira com o vice-líder do governo Beto Dois a Um
A vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Janaina Riva (MDB), reuniu 15 assinaturas de deputados estaduais apoiando sua candidatura à primeira-secretaria da Mesa Diretora. Informação foi divulgada pelo deputado Wilson Santos (PSD) e confirmada pela parlamentar com exclusividade ao HNT. Janaina disputa a cadeira com o vice-líder do governo, Beto Dois a Um (União Brasil). Caso a votação fosse nesta quinta-feira (28) e os deputados mantivessem o compromisso, Beto conseguira o voto de apenas nove parlamentares, perdendo o cargo para Janaina Riva.
O atual segundo-vice-presidente da AL, Wilson Santos (PSD), falou sobre o documento “guardado a sete chaves” no gabinete de Janaina. Segundo Wilson, esse grupo de deputados que apoiam Riva é o mesmo favorável a Max Russi (PSB) como sucessor de Eduardo Botelho (União Brasil) na presidência e Júlio Campos (União Brasil) na vice-presidência. Os demais cargos serão fechados após a celeuma da primeira-secretaria ser pacificada.
Segundo Wilson, os parlamentares se uniram e concordaram em formalizar o apoio em nome da ‘indepêndencia’ do Legislativo.
“Ela tem hoje um documento com 15 assinaturas. Há um sentimento de independência no poder. Eles querem independência para tocar sua Casa. Esse sentimento os uniu. Eles apoiam o Max como presidente, há 15 pessoas que querem Janaina como primeira-secretária e o Júlio como primeiro-vice. Esses cargos já estão consensualizados, depois vão compor os outros cargos, discutindo e dialogando”, falou Wilson Santos à Rádio Cultura nesta quarta-feira (17).
VOTAÇÃO ACONTECE EM AGOSTO
A votação será realizada na primeira semana depois do recesso, em 7 de agosto. Os deputados vão escolher quem ocupará as cadeiras de presidente, primeiro-secretário, 1ª vice-presidente, 2º vice-presidente, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário da Assembleia Legislativa (ALMT). A data foi definida após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 13/2023 que autorizava o adiantamento da votação de setembro para agosto.
As chapas interessadas em concorrer podem se inscrever entre 2 e 5 de agosto.