O chefe do Executivo estadual afirmou que novas investidas contra as facções criminosas ainda estão por vir
(Via: Leia.gora)
O governador Mauro Mendes (União) revelou que as operações “777” e “Fair Play”, deflagradas pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (27), já são resultado do programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, lançado pela gestão no início desta semana. O chefe do Executivo estadual afirmou que novas investidas contra as facções criminosas ainda estão por vir. Mas não deu detalhes para manter seguras as estratégias das forças policiais contra a atuação de facções no estado.
“Nós teremos uma série de ações, eu disse isso muito claramente que apresentamos algumas estratégias, algumas ações macro, mas muito daquilo que estaremos fazendo ao longo das próximas semanas e meses, por uma questão de segurança e estratégia, não poderíamos torná-las públicas naquele momento”, declarou em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta.
Com isso, o governador destacou que está trabalhando para fortalecer a segurança em todos os municípios do Estado. “Vocês vão observar que o Estado estará firmemente determinado em agir com todo rigor para combater atividades criminosas”.
O pacote de medidas previu também a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que será separada da Secretaria de Segurança Pública, com a proposta aprovada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. A lei de criação vai à sanção do governador.
A nova pasta será liderada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato, atual secretário adjunto de Administração Penitenciária. A Sejus ficará responsável pelos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo, além da política estadual sobre drogas.
O pacote chega em um momento de instabilidade na Polícia Militar ocorrida na última semana, que teve seu ex-comandante, o coronel Alexandre Mendes, exonerado. O posto será ocupado pelo coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, que será nomeado nesta sexta-feira (29).
“Operação 777”
As Delegacias Especializadas de Defesa do Consumidor e de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagraram, nesta quarta-feira (27), a Operação 777 para prisão de influenciadores digitais que promoviam o lançamento e divulgação de jogos de azar online, popularmente conhecidos por “jogo do Tigrinho”, e de rifas ilegais em suas redes sociais.
“Operação Fair Play”
Os ex-assessores parlamentares da Câmara Municipal de Cuiabá, Elzyo Jardel Xavier Pires, 40 anos, e o advogado Jonas Cândido da Silva, 35 anos, estão entre os alvos da Operação Fair Play, deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), em Cuiabá. Ambos auxiliaram o líder de uma organização criminosa, Paulo Witer Faria Paelo, 38 anos, mais conhecido como W.T., a comprar um apartamento no litoral sul do país com dinheiro do tráfico de drogas.