Gilmar Mendes vota contra pedido de Bolsonaro

(Via: ReporterMT)

Bolsonaro tenta afastar o ministro da relatoria do inquérito que apura a suposta tentativa de golpe. | Rosinei Coutinho/SCO/STF e Adriano Machado/Reuters

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi um dos quatro que já votaram contra a ação movida pela defesa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) para afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito que apura a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

O julgamento começou nesta sexta-feira (06) de forma virtual e se estenderá até a próxima sexta-feira (13), período no qual os 11 ministros vão inserir seus votos no sistema, sem a necessidade de debate.

Além de Gilmar, também votaram contra o pedido de Bolsonaro o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Edson Fachin e Flávio Dino. 

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no dia 26 de novembro por ser apontado como um dos articuladores do golpe. Os crimes relacionados no caso são abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.