Estrutura que restou do “camelódromo” será totalmente demolida

Mais de 24 horas depois ainda há alguns focos de incêndio persistindo dentro do Shopping Popular

Victor Ostetti/MidiaNews | (Via: MidiaNews)

Paredes do lado exterior do Shopping ficaram danificadas

O Corpo de bombeiros confirmou que fará a demolição da estrutura danificada que ficou em pé, mas que foi comprometida pelas chamas do incêndio que atingiu o Shopping Popular na madrugada desta segunda-feira (15).

“Percebemos que na verdade nem tudo era concreto, tem uma estrutura metálica com um tipo de isopor no meio, um isolamento”

A previsão é de que a derrubada comece ainda nesta terça (16). Para isso, serão utilizadas uma escavadeira e uma retroescavadeira.

A estrutura está comprometida e pode haver desabamentos, colocando em risco a equipe que entra no local.

Após a demolição é que os bombeiros iniciarão a fase de rescaldo, com o objetivo de eliminar todos os focos de incêndio remanescentes. 

As paredes

A estrutura das paredes do shopping surpreendeu os bombeiros, por parecer ser de concreto, enquanto na verdade elas continham uma estrutura isotérmica, com isopor, que também é material combustível.

“Tivemos uma situação, que eu particularmente não conhecia. Quando chegamos, as chamas estavam muito altas e a impressão que deu é que estava pegando fogo na parede, no concreto”, disse o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Heitor Fernandes da Luz.

“Percebemos que na verdade nem tudo era concreto, tem uma estrutura metálica com um tipo de isopor no meio, um isolamento, que deve ter sido aprovado pela engenharia, mas que também é material combustível”, completou.

Ainda na segunda, o tenente já havia avaliado que devido à situação da estrutura, seria difícil iniciar o processo de rescaldo. 

“Para conseguir remexer todo esse entulho e continuar fazendo a fase de rescaldo vai dar um trabalho danado, um trabalho aqui que não vai acabar tão cedo”, disse.