Emanuel cumpre apenas 30% das promessas de campanha ao longo de 2º mandato

Conforme levantamento do Portal G1MT, das 19 propostas do emedebista, apenas seis foram cumpridas

(Via: Leiagora)

Foto: Reprodução

Conforme levantamento feito pelo Portal G1MT, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cumpriu apenas cerca de 30% de suas propostas de campanha ao longo de seu segundo mandato à frente do Palácio Alencastro. Com isso, aproximadamente 70% do que foi prometido pelo emedebista ou ainda está em andamento e ficará para ser concluído pelo próximo gestor, ou de fato sequer teve prosseguimento.

Ao todo, conforme o levantamento, seis promessas não foram cumpridas, sete foram concluídas em parte e apenas seis estão de fato entregues. 

Dentre as promessas cumpridas estão a renovação da frota de ônibus com 100% dos veículos com ar-condicionados e mantendo o valor da tarifa; a ampliação do horário de atendimento em unidades básicas de saúde, que antes ficavam abertas até as 17h e, agora, seguem com atendimento até as 21h; a execução do programa de capacitação para 5 mil jovens e a implantação de iluminação e instalação de entrada USB nas paradas de ônibus.

O que não foi cumprido: construir 650 vagas de estacionamento subterrâneas; transformar o antigo Pronto-Socorro Municipal em Hospital da Família; executar e finalizar a obra da avenida Contorno Leste; implementar o Plano Decenal do Desporto e do Lazer; construir sete unidades de educação infantil em 2021 e construir o primeiro Hospital Veterinário Municipal de Cuiabá.

Já o que ainda está em andamento e ficará de ‘herança’ para o próximo gestor ou foram cumpridas de forma parcial, são as seguintes promessas: lançar linha de crédito para micro, pequenas e médias empresas sem juros aos empresários – a linha de crédito não chegou aos R$ 35 milhões prometidos; abrir mil vagas por ano na rede municipal de ensino – a prefeitura abriu 3.405 vagas na rede municipal desde 2021 até junho de 2024, contudo, não foram mil vagas por ano, como prometido.

Ainda estão a revitalização do centro histórico de Cuiabá e fazer cadastramento dos casarões – seis imóveis foram habilitados para reforma no PAC 2023, mas só três foram contemplados no programa e tiveram a reforma concluída. Criar programa de incentivo ao uso da energia solar; criar o Projeto de Arborização para vias e parques e revitalizar o Horto Florestal; criar projeto para construir e reformar as calçadas e instalar novas estações de ônibus com ar-condicionado e TV.

Leiagora entrou em contado com a assessoria de imprensa do prefeito, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.