Todos tiveram votações expressivas no ano passado
A GAZETA | (Via: Folhamax)

Doze vereadores eleitos das três maiores cidades de Mato Grosso, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis já se movimentam para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em 2026. A disputa envolve parlamentares de diferentes siglas, que dizem ter apoios e avaliam os cenários partidários para a campanha.
Dentre os nomes estão a primeira-dama da Capital, Samantha Iris, e da vice-presidente da Câmara de Cuiabá, Maysa Leão. O presidente estadual do Republicanos Adilton Sachetti confirmou para a disputa Maysa que, segundo ele, tem sido destacada, como uma das principais apostas do partido para 2026.
Já pelo PL, além de Samantha e Rafael Ranalli, de Cuiabá, e Caio Cordeiro, de Várzea Grande, foram confirmados para integrar a chapa do partido. “Dra. Luciana Horta”, de Rondonópolis, também é parte dessa estratégia.
O presidente estadual do PL, Ananias Filho, ressaltou as expressivas votações dos nomes nas eleições municipais de 2024, o que fortalece a chapa para 2026. No União, os vereadores reeleitos Michelly Alencar e Dilemário Alencar, ambos de Cuiabá, também estão entre os possíveis candidatos.
Contudo, a presidente municipal do partido, Gisela Simona, afirmou que o cenário ainda está sendo analisado. “As decisões sobre a candidatura dependem de vários fatores, incluindo a possibilidade de formação de uma federação partidária e as mudanças com a janela partidária para deputados estaduais”, destacou.
Em Rondonópolis, o ex-presidente da Câmara, o petista Junior Mendonça, já confirmou sua pré-candidatura, buscando garantir a terceira cadeira do PT na ALMT. Já no PSD, o vereador Jeferson Siqueira, de Cuiabá, também se coloca como pré-candidato e afirmou que tem conversado com o ministro e senador licenciado Carlos Fávaro para fortalecer sua candidatura.
Além disso, outros partidos, em Cuiabá, também têm representantes se preparando para a disputa. Pelo PSB, o vereador Sargento Joelson já manifestou interesse em concorrer. O Cidadania conta com o vereador tenente-coronel. Dias, enquanto o PV aposta no nome do novato Alex Rodrigues, para representar a legenda na disputa.