(Via: GD)
A disputa pela presidência da Câmara de Várzea Grande une aliados do prefeito derrotado Kalil Baracat (MDB) e do grupo da prefeita eleita Flávia Moretti (PL). As articulações são conduzidas pelo vice-prefeito eleito Tião da Zaeli (PL) com parlamentares da base do emedebista.
Os novos gestores eleitos têm se movimentado para se aproximar dos vereadores na cidade industrial com intuito de conseguir maior governabilidade no Legislativo Municipal.
Os acordos apontam Wanderley Cerqueira (MDB) como presidente, a vereadora Rosy Pardo (União) como primeira-secretária, Bruno Rios (PL) na primeira-vice presidência, o vereador Braz Jaciro (PSDB) como segundo-presidente, Carlinhos Figueiredo (Republicanos) como segundo-secretário.
“Já fui presidente, tenho experiência e um nome. Nosso grupo está bem firme, hoje estamos com 17 vereadores e acredito que vamos fechar em 20”, disse Wanderley.
Após o resultado das urnas no último domingo (6), vereadores eleitos e reeleitos se reuniram para discutir o assunto. Na ocasião, Rosy Prado chegou a firmar que a articulação teria a benção de Kalil e do senador Jayme Campos, que é o maior líder do União Brasil em Várzea Grande ao lado do deputado estadual Júlio Campos.
No entanto, o congressista negou estar participando do processo e alega que apenas foi consultado por Rosy Prado, por “questão de respeito”. “Ela me consultou, perguntou qual o encaminhamento? Eu fiquei muito lisonjeado com sua consideração, entretanto falei: minha amiga, você procura qual o melhor destino para você. Vereadora é você, faça a melhor composição que você achar melhor. Mas eu sentar [dialogar] com Tião Zaeli não é verdade”, declarou Jayme.
Por outro lado, a articulação jogou um balde de água fria na candidatura de Gisa Barros (PSB), que pertencente ao grupo de Fabio Tardin, o Fabinho (PSB). O parlamentar, que foi presidente da Câmara, buscava consolidar o nome de Gisa, que acabou ficando isolada na disputa.
Tardin não escondeu a insatisfação. “Várzea Grande provou nas urnas que quer mudança, qualquer aliança que não seja a escolhida pela população no domingo, não vai representar traição comigo, mas sim com o povo. Infelizmente a foto que circula aí a gente vê vereadores aliados ao senador Jayme Campos e o atual prefeito Kalil”, disse ao comentar sobre a foto registrada pelos vereadores.
Flávia comentou sobre a aproximação da nova bancada da Câmara, que será primordial para aprovar as mudanças que prefeita eleita prometeu fazer. Uma delas: a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade.
“Esse diálogo é porque a gente está trabalhando em prol da Várzea Grande. A base é essa, ajudar a entregar o que eles prometeram e também o que nós prometemos na campanha”, disse a liberal.