Casa de Leis contará no ano que vem com 27 parlamentares; duas mulheres pleiteiam a cadeira
Ao menos cinco vereadores de Cuiabá já se articulam para tentar disputar a presidência da Câmara de Cuiabá. A eleição da nova Mesa Diretora está marcada para ocorrer no dia 1º de janeiro, logo após a posse dos eleitos no último dia 6.
Os vereadores interessados no cargo são: Chico 2000 (PL), atual presidente da Casa, Mário Nadaf (PV), Marcrean Santos (MDB), Michelly Alencar (União) e Maysa Leão (Republicanos).
A reportagem apurou que as duas vereadoras falaram do interesse em um encontro que ocorreu na semana passada na casa da vereadora eleita Paula Calil (PL), que reuniu as seis novatas e as duas reeleitas.
Michelly e Maysa, no entanto, não deverão concorrer entre si e sim se unir em torno de uma chapa. As articulações devem se intensificar nas próximas semanas, quando finalizar o segundo turno da eleição para prefeito da Capital, no dia 27 de outubro.
Apesar do encontro entre as mulheres, não houve um compromisso das novatas em apoiar a candidatura de alguma das reeleitas. O argumento delas é de que precisam conversar com seus partidos.
Além de Michely, Maysa e Paula, também foram eleitas Samantha Íris (PL), Doutora Mara (Podemos), Maria Avalone (PSDB), Baixinha Giraldelli (Solidariedade) e Katiuscia (PSB).
No ano que vem, a Câmara Municipal terá duodécimo de R$ 102 milhões, um aumento de 10%, se comparado com este ano.
A mesa Diretora tem cinco cargos: presidente, primeiro vice-presidente e segundo vice-presidente; e primeiro secretário e o segundo secretário.
A nova legislatura contará com 27 parlamentares, sendo onze novatos.