Cattani diz ter “mais tempo” de AL que Júlio e quer cargo na Mesa

Victor Ostetti/MidiaNews

Cattani citou o projeto de ampliação dos cargos da Mesa Diretora como benéfico pra representatividade da Assembleia

Deputado pleiteia o cargo de vice-presidente e disse que disputa beneficia a representatividade

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) afirmou ter interesse em assumir o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa e citou o tempo de mandato como uma vantagem na disputa contra o colega Júlio Campos (União).

A próxima Mesa Diretora comnadará o biênio 2025/2026 e a eleição está prevista para ocorrer em setembro. 

“Qualquer deputado pode pleitear, se não puder, temos um problema sério de falta de direitos”

Cattani entrou para a Casa de Leis em 2021 para assumir a cadeira do deputado titular Silvio Favero (PSL), que faleceu de Covid-19. Em 2022, então, foi eleito com 44.705 votos de quociente partidário.

Júlio tem um extenso histórico na política, mas o atual mandato é o primeiro enquanto deputado estadual.

“Tenho interesse total [na vice-presidência]. O Júlio Campos, que é um excelente nome, tem um longo histórico na política e somos mais fracos em experiência política de décadas, mas temos mais tempo de casa. Vamos pleitear e buscar votos”, disse.

Cattani disse que a disputa pelos cargos da Mesa Diretora é parte do processo democrático e negou que ela possa prejudicar o diálogo entere deputados.

Ele também considerou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), aprovada pela Comissão de Justiça e Cidadania (CCJ), de criar novos três cargos (terceiro vice-presidente, quinto e sexto secretário) beneficia a representatividade no parlamento.

“Se existir isso [quebra], não existe democracia. Qualquer deputado pode pleitear, se não puder, temos um problema sério de falta de direitos. Só estamos pleiteando um cargo”, disse.

“É para favorecer os deputados como um todo a conseguirem título. Veja bem, sou um camarada assentado da roça, já pensou num assentado vice-presidente da Assembleia? São as pessoas que serão honradas, não eu. O principal objetivo é o benefício do povo. Cada deputado representa sua região”, completou.

(Via: MidiaNews)