Casal de empresários é apontado como “articulador” do tráfico interestadual em MT

Pelo menos três apreensões de drogas durante o período da investigação da “Operação Escamotes”, entre 2023 e 2024, foram relacionadas à atuação do grupo. Ao todo, foram apreendidos 115 kg de entorpecentes, incluindo maconha, pasta-base e cocaína

Os empresários Mara Kenia Dier e seu esposo Flávio Henrique Lucas são apontados como um dos principais articuladores do tráfico interestadual de drogas no âmbito da ‘Operação Escamotes’, deflagrada pela Polícia Federal no dia 22 de maio. Conforme as investigações, o modus operandi do grupo envolvia a adulteração de carros, aluguel de veículos e a contratação de mulas para que os entorpecentes originários da Bolívia chegassem no interior de Mato Grosso e em outros estados do Brasil. 

Pelo menos três apreensões de drogas durante o período da investigação, entre 2023 e 2024, foram relacionadas à atuação do grupo. Ao todo, foram apreendidos 115 kg de entorpecentes, incluindo maconha, pasta-base e cocaína, durante tentativas de atravessar com a droga para o interior de Mato Grosso, além de Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. 

Áudios obtidos durante as diligências revelam conversas em que Mara Kenia Dier comenta contratar Tomaz Camilo Vieira recorrentemente para as ‘viagens’, sinalizando a frequência da associação criminosa. Tomaz foi preso transportando aproximadamente 100 kg droga em 2023, em Vitória da Conquisa (BA). Além disso, foi encontrada com ele uma arma de fogo de uso restrito num fundo falso da carroceria de uma caminhonete alugada. 

O esposo de Mara Kenia Dier, Flávio Henrique Lucas, por sua vez, seria o suposto líder da organização. Em tese, ele era o responsável pela distribuição da droga e liberava a contratação das ‘mulas’ para o transporte do entorpecente. 

Além de Flávio e Mara, tiveram as prisões preventivas decretadas Thiago de Oliveira, Marco Antônio da Silva, Tomaz Camilo Vieira Guimaraes, Kelvin Diego Minott Egue, John Carlos Lemos da Silva e Pedro Benício Rodrigues de Sá.

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra Marco Antônio Da Silva, Flávio Henrique Lucas, Mara Kenia Dier Lucas, Thiago De Oliveira, Gabrieli Alves Araújo, João Paulo Figueiredo Couto, Diego Rafael Da Silva Miranda, Everton Moura Soares Da Silva, Rudiomar Da Silva Vieira, Ironey Lopes De Rezende, Rodrigo Bortolini, Thaisa Lucas, Natanael Nunes Dos Santos, Nilson Aparecido Cebalho Teixeira, Oziel Gomes Cardoso, Luiz Gabriel Sombra De Assis; Funilaria; Loja Da Mara; Loja Do Thiago.

(Via: HNT)