Cargo administra o orçamento da Casa de Leis, que realiza eleição interna no dia 7 de agosto
(Via: MidiaNews)
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) não vê possibilidade de duas chapas disputarem a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, da qual ele é atual presidente.
“Não vejo possibilidade de aparecer outra chapa […] A disputa está muito direcionada para a primeira secretaria”
Os parlamentares chegaram ao consenso de que o próximo presidente, responsável pelo biênio 2025/2026, será o deputado Max Russi (PSDB). Os outros cargos de liderança, entretanto, enfrentam uma disputa acirrada.
A função mais disputada no momento é a primeira-secretaria, que administra o orçamento da Casa de Leis. Disputam por ela o deputado Beto Dois a Um (União) e a deputada Janaína Riva (MDB), com Dilmar Dal’Bosco ameaçando entrar na disputa.
“Não vejo a possibilidade, no momento, de aparecer uma outra chapa que faça [a disputa] completa. Acho que a disputa está muito direcionada para a primeira-secretaria entre Janaina, Beto e Dilmar, então seriam esses três disputando”, disse.
Informações de bastidores dão conta que a projeção política da primeira-secretaria é interessante para Janaina, pois ela pretende pleitear uma cadeira do Senado em 2026.
A Casa de Leis antecipou a eleição interna – que seria em setembro – para o dia 7 de agosto. A antecipação ocorreu porque alguns parlamentares disputarão as eleições municipais e outros trabalharão nas campanhas, o que dificultará a conciliação das agendas.
“Se a eleição [da mesa diretora] for em setembro, estaremos praticamente no fim das eleições [municipais] no momento da disputa. Temos quatro pré-candidatos disputando prefeitura aqui, então isso seria ruim. Acredito que é melhor antecipar”, afirmou.
Parte dos deputados, conhecido como “grupo dos quinze”, se reúne semanalmente para articularem acordos sobre a mesa diretora, mas não pacificaram a disputa.