Sofia Santana está há apenas dois anos praticando o esporte; esse foi o seu primeiro mundial
(Via: MidiaNews)
A pequena Sofia Santana de Oliveira Almeida, de 7 anos, participou de seu primeiro Campeonato Mundial de Karatê em novembro passado e conquistou medalhas de ouro nas três modalidades em que competiu.
“Ficamos felizes e tranquilos, com a sensação de que estamos fazendo um bom trabalho. Temos muito orgulho dela”
O 5º Children for Peace – Traditional Karate-Do World Cup foi realizado entre os dias 4 e 10 de novembro, em Lima, no Peru.
Há apenas dois anos praticando o esporte, a cuiabana vem acumulando conquistas. Estreou no campeonato mato-grossense de 2023 com duas medalhas de prata e uma de bronze, e, no campeonato brasileiro deste ano, em Cascavel (PR), conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata.
Atualmente, Sofia é faixa vermelha e sonha em alcançar a faixa preta na modalidade. Ela foi a única representante de Mato Grosso, em sua faixa etária, a participar do evento mundial.
A participação mais recente de Sofia nos tatames aconteceu neste sábado (23), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, durante o Campeonato Mato-Grossense de Karatê-Dô Tradicional CKTB/WTKF.
Legado de família
Sofia é filha dos advogados Fábio Sebastião de Almeida, de 43 anos, e Marina Santana de Oliveira, de 45. O casal se orgulha muito das conquistas da filha e a incentiva a continuar no esporte.
“Ela começou por influência do meu marido, que também é lutador, só que de jiu-jitsu. Tem a questão da participação como atleta e, por ela ser menina, da defesa pessoal também”, afirma Marina.
Sofia no alto do pódio após vencer adversárias
Sofia começou no esporte aos cinco anos, e logo após sua primeira competição, pegou gosto pela prática. Além do karatê, ela também treina jiu-jitsu, como o pai, e joga futebol.
Caçula de três irmãos, Sofia cresceu em uma família que valoriza o esporte. Sua irmã, de 14 anos, pratica vôlei, e o irmão, de 15, futebol. “Gostamos de esportes e incentivamos muito nossos filhos a praticarem”, conta Marina.
Agenda apertada
Apesar da rotina cheia de atividades, Marina garante que Sofia é disciplinada e consegue equilibrar os treinos com os estudos. Ela está no 2º ano do Ensino Fundamental.
“Ela estuda à tarde e treina à noite, às segundas, quartas e sextas-feiras. Quando tem competição, os treinos são diários. É uma rotina intensa, mas ela administra tudo sem prejudicar a escola”, afirma.
Marina destaca que o esporte trouxe valores importantes para Sofia, como responsabilidade e respeito.
“A academia em que ela treina preza por respeito e compromisso. Hoje, ela se preocupa quando assume algo e não consegue cumprir. Com apenas 7 anos, já respeita horários, os pais, treinadores, colegas e o próximo”, destaca.
Amorosa, dedicada e serena, Sofia já demonstra familiaridade com os tatames. Segundo os pais, ela se manteve tranquila antes de enfrentar seus oponentes na última competição.
“Ficamos surpresos no Mundial. Ela ficou calma, sem nervosismo. Acho que estávamos mais ansiosos do que ela. Ela até me disse: ‘Não se preocupe, mamãe, eu sei o que tenho que fazer’”, lembra Marina.
Após conquistar as medalhas, Sofia, orgulhosa, fez questão de tirar fotos com elas e enviá-las para toda a família.
“Ficamos felizes e tranquilos, com a sensação de que estamos fazendo um bom trabalho. Temos muito orgulho dela”, afirmou Marina.
Além de continuar no esporte, Sofia também quer seguir os passos da irmã, que planeja cursar Medicina. “Agora, ela fala que quer ser médica também”, completa a mãe.